GIF animado do logotipo parte do projeto de identidade de marca para a livraria gato preto livros. A imagem mostra os olhos de um gato que se movem e a medida que piscam alterna as cores parte da paleta da gato preto livros. Primeiro fundo preto e olhos brancos, depois fundo branco e gato preto, fundo amarelo e gato roxo, fundo verde e gato laranja, fundo azul e gato vermelho, fundo branco e gato preto novamente. Ao final se revela o logotipo parte do projeto de identidade de marca para a livraria gato preto livros em sua versão vertical. Ele é formado por um símbolo ilustrativo exclusivo de um gato sentado, marca nominal com detalhes personalizados de tipografia e assinatura de marca, todos esses elementos centralizados na vertical. Nessa imagem final o esquema de cores é do logotipo em preto sobre fundo branco. A animação é um formato de apresentação do logotipo que somada ao fator do uso de diferentes cores mostra como a marca pode ser dinâmica e multifacetada.
PT
gato preto

a gato preto livros é uma livraria de curadoria especializada. o empreendimento nasceu do amor e da vontade em proporcionar o acesso aos livros, à cultura e à arte às pessoas. além dos livros, a gato preto promove eventos e ações sociais, tornando-a também um espaço cultural. durante os anos a gato preto, que no mesmo espaço também opera com a venda de discos, formou uma identidade própria focada apenas nos livros e para sinalizar essa mudança precisava formalizá-la em novos visuais e comunicação. 

EN
gato preto

gato preto livros is a specialized curated bookstore.the venture was born from the love and desire to provide people with access to books, culture and art. In addition to books, gato preto promotes events and social actions, also making it a cultural space. over the years, gato preto, which also sells records in the same space, formed its own identity focused solely on books and to signal this change it needed to formalize it in new visuals and communication.
Foto da estante da livraria gato preto livros.
Logotipo parte do projeto de identidade de marca para a livraria gato preto livros em sua versão horizontal. Ele é formado por um símbolo ilustrativo exclusivo de um gato sentado, marca nominal com detalhes personalizados de tipografia e assinatura de marca, todos esses elementos centralizados na horizontal. Nessa imagem o esquema de cores é do logotipo em branco sobre fundo preto. O logotipo em branco sobre fundo preto mostra a versatilidade de aplicação da identidade necessária para expandir as suas possibilidades.
PT
a identidade visual

a identidade visual da gato preto livros leva em consideração seu caráter rebelde, descontraído, amigável, jovem, humano e inovador com um toque de sofisticação.

para o símbolo a direção criativa que tomamos foi a de um caráter descritivo ilustrativo, com estilo de traço geométrico, pequenos ajustes óticos e detalhes que harmonizam com a escolha tipográfica. fizemos uma escolha para a tipografia de forte personalidade, tal qual a marca, optamos pela Bricolage Grotesque uma fonte com características únicas, expressiva, carismática, distinta e inovadora. e como secundária a Raleway com caráter minimalista, geométrico, sofisticado e profissional. 

ainda completando como símbolo de apoio e elemento gráfico de repetição contamos com a ilustre participação de Salem, o gato preto, que emprestou sua patinha como símbolo único da identidade felina dessa marca. 
 
as cores principais são o preto e branco tão comum aos textos nas páginas dos livros e das inúmeras lombadas coloridas das estantes tiramos um pequeno universo de cores complementares que se desdobram nas aplicações da identidade e comunicação da marca.

EN
the visual identity

the visual identity of gato preto livros takes into account its rebellious, relaxed, friendly, young, human and innovative character with a touch of sophistication.

for the symbol, the creative direction we took was that of an illustrative, descriptive character, with a geometric line style, small optical adjustments and details that harmonize with the typographic choice. we chose a typography with a strong personality, just like the brand, we opted for Bricolage Grotesque, a font with unique characteristics, expressive, charismatic, distinct and innovative. and secondarily to Raleway with a minimalist, geometric, sophisticated and professional character.

as a supporting symbol and repeating graphic element, we also have the illustrious participation of Salem, the black cat, who lent his paw as a unique symbol of the brand's feline identity.

the main colors are the black and white so common to the texts on the pages of books and from the countless colored spines on the shelves we take a small universe of complementary colors that unfold in the applications of the brand's identity and communication.
Emblema parte do projeto de identidade de marca para a livraria gato preto livros. Formato para impressão da pata do gato preto Salem, mascote da livraria, circundado pela marca nominal e assinatura de origem “desde 2016”. Funciona como um selo de qualidade e futura tradição para a marca.
Foto de ângulo visto de cima de uma mesa de madeira com livros, materiais de escritório, um óculos de grau, um livro embrulhado em papel seda branco com uma padronagem exclusiva feita a partir da impressão da pata do gato Salem em preto replicada em diferentes tamanhos e distribuída aleatoriamente, e um marca página é preto com corte de faca especial no topo da cabeça do gato símbolo da marca e na parte de baixo o seu rabo curvo, impresso nele temos a marca nominal arranjada verticalmente com sua assinatura, além das informações de contato e endereço. O papel seda personalizado para a gato preto livros é uma aplicação que considera que livros também são ótimos presentes e coloca a marca nas mãos de mais pessoas além de seus clientes regulares, expandindo o alcance, além de completar a experiência de compra e presentear.
Foto de ângulo visto de cima de uma mesa coberta com papel seda branco com uma padronagem exclusiva feita a partir da impressão da pata do gato Salem em preto replicada em diferentes tamanhos e distribuída aleatoriamente, em cima o livro “Evangelho segundo Jesus Cristo” de José Saramago. A associação do objeto livro com a padronagem remete a ligação da marca com seu propósito.
Foto de ângulo superior diagonal de uma mesa de madeira com livros arranjados em uma pilha semi circular e apoiado neles um marca página exclusivo e personalizado de gato preto livros. O marca página é preto com corte de faca especial no topo da cabeça do gato símbolo da marca e na parte de baixo o seu rabo curvo, impresso nele temos a marca nominal arranjada verticalmente com sua assinatura, além das informações de contato e endereço. Para uma livraria um marca página é uma aplicação que estará constantemente associada ao produto vendido e lembrete da marca presente na ação de leitura.
PT
a identidade verbal

a identidade verbal da gato preto livros também levou em consideração seus atributos de personalidade, definimos então uma voz feminina e contemporânea. com uma linguagem ativa, simples e animada, ela tem espaço para ser inovadora, inusitada e engraçada. a gato preto também preza por uma comunicação clean e inclusiva, tomando cuidado para o uso do gênero neutro quando necessário. ela é cara, mas não soberba. o objetivo é que o público perceba o valor e enxergue como investimento e não gasto. a marca tem o desejo de provocar a curiosidade das pessoas e espalhar o acesso a cultura e a arte de uma maneira descontraída, por isso, ela trabalha em sua comunicação a autenticidade e a espontaneidade.

para consolidar essa identidade verbal foi criado um manifesto que expressa o posicionamento da gato preto livros em sua nova fase.

Manifesto

acreditamos na cultura como ferramenta de liberdade e revolução.
encontramos nos livros acesso a diferentes conceitos, mundos
possibilidades. queremos nos conectar com pessoas que também
acreditam nisso e espalhar a ideia pras que ainda não tiveram essa
oportunidade, como um movimento da nossa pequena revolução.
somos detalhistas, leais aos nossos propósitos, sensíveis aos desejos
de nossos clientes e não negamos posicionamentos, mesmo
que difíceis. acima de tudo, queremos com nosso trabalho trazer
felicidade às pessoas. e, claro, nós amamos gatos.

gato preto, viva o livro!

EN
the verbal identity

the verbal identity of gato preto livros also took into account her personality attributes, we then defined a feminine and contemporary voice. with an active, simple and lively language, it has room to be innovative, unusual and funny. gato preto also values ​​clean and inclusive communication, taking care to use neutral gender when necessary. she is expensive, but not superb. the objective is for the public to perceive the value and see it as an investment rather than an expense. the brand has the desire to provoke people's curiosity and spread access to culture and art in a relaxed way, which is why it works on authenticity and spontaneity in its communication.

To consolidate this verbal identity, a manifesto was created that expresses the positioning of Gato Preto Livros in its new phase.

Manifest

We believe in culture as a tool of freedom and revolution.
we find in books access to different concepts, worlds
and possibilities. we want to connect with people who also
believe in this and spread the idea to those who haven't had this yet
opportunity, as a movement of our little revolution.
We are detail-oriented, loyal to our purposes, sensitive to the desires
of our clients and we do not deny positions, even
how difficult. above all, we want with our work to bring
happiness to people. and of course, we love cats.

gato preto, long live the book!
Imagem com composição de posts de Instagram para o perfil da gato preto livros. O fundo é preto e as imagens são como recortes do feed de perfil @livrosgatopreto com diferentes modelos de postagens com cores vivas, fotos da livraria, dos livros, citações e editorias da página. As postagens de Instagram são pontos de contato digital da marca, espaço onde também se desdobra a identidade em sua complexidade de cores, imagens, tom de voz e mensagens que buscam transmitir seu propósito e posicionamento.
Foto de ângulo frontal de uma mesa de madeira com um livro aberto em primeiro plano, ao centro da imagem uma caneca de porcelana branca com a estampa da ilustração de um gato preto sentado símbolo exclusivo da marca gato preto livros, dentro da caneca lápis de escrever pretos com borracha na ponta, atrás um jornal e uma pilha de 3 livros, mais ao fundo desfocado um pedaço de uma estante de livros. A caneca é uma aplicação cotidiana da identidade da marca gato preto, mas que carrega a possibilidade de fixação do símbolo na mente de quem a usa e vê, também podendo funcionar como item de venda para a marca.
Foto de ângulo frontal de uma mesa de madeira, sobre duas sacolas de papel kraft de diferentes tamanhos, a primeira a esquerda é menor e tem a estampa do logotipo completo da gato preto livros em sua versão vertical centralizada em sua face frontal, e a segunda é maior com o símbolo estampado no canto superior esquerdo e a marca nominal ocupando toda a parte de baixo da face frontal. Uma mão que surge da esquerda da imagem está colocando um livro da pintora Frida Kahlo dentro da segunda sacola. Ao fundo estantes de livros e discos. As sacolas são parte das aplicações do projeto de identidade de marca da gato preto livros, pontos de contato importantes de um comércio.
Cena de café sendo servido em xícara de gatinho em cima de uma pilha de livros novos
Design Gráfico
Graphic Design
João Papi

Planejamento de Comunicação
Communication management
Mariana Papi

Pesquisa & Estratégia
Research and Strategy
João Papi e Mariana Papi​​​​​​​

Veja também!

Back to Top